terça-feira, 3 de agosto de 2010

Dar palmadas é crime?


Olá pessoal!!

Agora que estou de férias sem tempo determinado para acabar, vai dar tempo de postar mais vezes aqui.

Pois é, a polêmica do momento é: dar palmadas em seu filho é crime? Sendo bem sincera, eu particularmente acho que não. Uma palmada na hora certa vale mais que qualquer castigo eu sermão. Eu digo: "palmada", e não espancamento. Em minha casa, eu bati muito pouco em Laura e em Mateus, mais em Laura que em Mateus, talvez até porque, como dizem por aí, os filhos são diferentes como os dedos das mãos. Nós aqui em casa educamos muito mais pelo exemplo e quando não dá certo, pelo castigo: menino, vai ficar uma semana sem assistir televisão!! Laura, nem pense em chegar perto do computador este final de semana!! E assim por diante, sempre tirando aquilo que eles mais gostam e que esteja relacionado com o motivo do castigo. Vontade de dar uma surra, ah, já senti muitas vezes, mas vc respira fundo, conta até 10 e vê o que acontece.

Mas o que mais me angustia nesta nova lei é o seguinte: em casa, eu sempre prezei pela boa educação em qualquer circunstância, dentro de casa, na rua, na escola, na família, enfim, a boa educação é boa e conserva os dentes, mas e lá fora, nessas famílias que não conseguem sequer controlar seus filhos de 9 anos por que tem medo do que o conselho tutelar vai fazer, imaginem então agora?? Se na minha ex sala de aula eu encontrava meninos que pintavam e bordavam e diziam que ninguém mandava neles, eu chamava e mãe e ela me dizia que não sabia mais o que fazer que não podia com o moleque, isso ainda podendo dar umas palmadas, imagino como será agora. A falta de respeito e de limite irá imperar, e quem mais vai sofrer com isso no momento é como sempre o professor, que não tem quem o auxilie.

Eu nunca tinha redimensionado a falta de limites para fora de uma família ou de uma sala de aula, mas esta semana assistindo a um noticiário sobre este tema, fiquei abismada com alguns depoimentos. Um gerente de RH dizendo que os jovens de hoje em dia são superqualificados para o mercado de trabalho, mas como foram criados sem limites, não conseguem permanecer num emprego, pois não conseguem seguir ordens, e todo emprego é assim, vc terá um chefe, um superior a quem deverá seguir as ordens, e a criança ou jovem cujo pai e mãe "não sabem mais o que fazer com ele" não conseguirá se manter em emprego nenhum, enquanto não encontrar este limite. Nesta mesma reportagem, um rapaz contando que tinha sido mandado embora do serviço porque não conseguia obedecer o que o chefe mandava, e ainda falava dando risadas coma a maior satifação (que vontade de dar um murro na cara dele). Por coincidencia, num revista que chegou no domingo, uma entrevista com Içami Tiba, de quem eu sou fã, fala justamente sobre isso, que se a criança não é educada dentro dos limites, sabendo até onde pode ir, o que pode ou não fazer, na escola não será uma criança problema e no mercado de trabalho também, será mandado embora do primeiro emprego, do segundo, do terceiro, até melhorar a sua postura e entender que ele não manda no mundo, que existe hierarquia e que deve ser respeitado, enfim, vai ter que aprender com o mundo, infelizmente.

Aprovar uma lei desta natureza, ótimo, mais uma para proteger o menor, até porque ninguém deve ser espancado, mas antes deve-se verificar, se os pais estão preparados para educar, e pergunto novamente: quem vai proteger esse menor de uma família que não sabe educar?? Seja através de uma tapinha, de uma bronca, de um castigo? Quem protege esta criança? Quem irá proteger o profissional professor de um aluno sem limites e sem educação que acha que pode (e pela lei ele realmente pode, sim) fazer o que quiser em sala de aula? Então, antes de colocar um monte de leis, primeiro deve-se educar, neste caso, os pais destas crianças que irão comandar o mundo amanhã.

Bjão a todos!!!

2 comentários:

  1. Oi Janete,

    Como ainda não fui abençoado com a maravilha que é ser pai, sinto-me um tanto quanto desqualificado para considerar se uma palmada é ou não necessária.

    Mas uma coisa eu sei: Os filhos devem sim compreender desde cedo que limites, discrição e controle são sempre necessários. Devem saber que a vida não é repleta apenas de vontades e desejos, mas também de renúncias... Que recebemos de volta e na mesma medida, toda atitude que tomamos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com vc, Jack!! Infelizmente alguns pais ainda não perceberam a importancia de limites, discrição, controle e renuncia!! Quando perceberem será um pouco tarde demais!!

    ResponderExcluir